Na nossa aula de laboratório desta semana vimos alguns animais incríveis!
Atenção:
Estes animais utilizados em nossas aulas são animais que vieram mortos nas redes dos pescadores e seriam todos descartados.
Diante disso os recolhemos para enriquecer nossas aulas e nosso laboratório.
Vejam alguns cliques:
Linguado
Enguia elétrica e Polvo.
Camarão e Lula.
Arraia e Polvo.
Peixe espada.
Os alunos adoraram a aula!
Você sabia que...
As patas traseiras do Siri, em forma de remo, facilitam sua natação,
enquanto as do Caranguejo são mais eficientes para ele se locomover na areia e nas rochas?
O recurso que o polvo utiliza para escapar dos predadores é o jato de tinta que solta, deixando o inimigo temporariamente sem visão.
Além disso os polvos possuem uma visão bem desenvolvida, sendo que os olhos conseguem distinguir as cores.
Para se confundir com o ambiente, a lula possui milhares de células que expandem-se ou contraem-se para mudar a cor ou o contorno da pele da lula para igualar-se ao fundo (essas mesmas células também ajudam a lula a atrair um companheiro e a comunicar-se com outra lula). A lula ainda pode mudar a textura de sua pele para imitar o ambiente levantando pequenas pontas e saliências.
As enguias elétricas ganharam seu nome a partir da enorme carga elétrica que podem gerar para atordoar presas e predadores. Seus corpos contem órgãos elétricos, com cerca de 6.000 células especializadas chamado electrocytes que armazenam energia como minúsculas baterias.Quando ameaçados ou atacando presas, essas células simultâneamente emitem uma explosão de pelo menos 600 volts, cinco vezes a potência de uma tomada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLBsej7JAkmWtwwPBjMrk3r-TX7RHROj72bDSViP04R146tTlmnGZagyhFXfmAbI_5x1gHNS_U-iCPWCI0FB-WMjvJq63FSpmaR5M9rs7dBwtDxMHcX34mtfawn7VqyqTlKGQIUiYW_AIh/s1600/anim008.gif)