Para estudar sobre as abelhas convidamos um apicultor para falar sobre esse animal e mostrar um pouco do seu trabalho.
Pensa numa aula doce!!!!
Confira os cliques:
Fique por dentro!
A sociedade das abelhas
As abelhas são insetos sociais, isto é, a maioria delas convive harmoniosamente em um mesmo espaço, chamado de colônia. São extremamente disciplinadas, trabalhadoras e principalmente organizadas. Para você ter uma ideia, em uma mesma colônia convivem cerca de 60 mil abelhas, distribuídas da seguinte forma: uma rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias. Dessa forma podemos perceber que existem funções diferentes em uma colmeia.
A rainha é a principal componente da colmeia porque mantém a harmonia no trabalho, além de ser responsável pela reprodução. Uma rainha pode viver até 6 anos, vencendo qualquer indivíduo da colmeia em termos de tempo de vida.
Os zangões são responsáveis por fecundar a rainha, dando continuidade à vida na colmeia. Eles vivem pouco, no máximo três meses, isso porque são mortos pela rainha logo após a fecundação.
Responsáveis pelo trabalho duro dentro da colmeia, as operárias cuidam da higiene da colmeia, garantem o alimento e a água de que a colônia necessita coletando pólen e néctar, produzem a cera para formar os favos, alimentam a rainha, os zangões, as larvas por nascer e ainda cuidam da defesa da família. Ufa, quanto trabalho! Talvez por isso elas vivam tão pouco tempo: somente 6 meses.
Importância das abelhas
As abelhas são muito importantes para o equilíbrio ecológico, principalmente porque são responsáveis pela reprodução das plantas através do processo de polinização - ou seja, transferem o pólen de uma flor para outra. Esse processo resulta em uma grande variabilidade genética e a formação de bons frutos.
Além disso, o trabalho das abelhas nos fornece alimento e outras substâncias excelentes. Vamos conhecer um pouco mais sobre isso...
Mel, geléia real e própolis
O mel é o principal produto do trabalho realizado pelas operárias. Além de ser muito gostoso, ele ajuda a prevenir doenças porque atua no sistema imunológico, serve como expectorante e também tem propriedades analgésicas.
A geléia real é outra substância natural, secretada pelas abelhas jovens. Têm vários compostos importantes para o organismo: proteínas, carboidratos, enzimas, lipídios e minerais. Isto tudo é importante para vários processos, como por exemplo, na regeneração das células, no combate às doenças respiratórias e até mesmo contra úlceras.
Já o própolis não é muito gostoso não, mas faz muito bem à saúde por suas propriedades antimicrobiana, antiinflamatória, cicatrizante e anestésica.
E a picada das abelhas?
A abelha é um inseto que ataca com muita facilidade, basicamente a região da cabeça e pescoço. A picada das abelhas é muito dolorida, seu ferrão fica no local da picada e através dele ela injeta uma substância tóxica (veneno) que pode ser letal, quando em grande quantidade, ou seja, mais de três abelhas picando a mesma pessoa, pode ser muito perigoso. Por isso, nada de tentar mexer em colmeias ou nas caixas de um apiário!
Curiosidades...
1. Uma abelha produz 5 gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores.
2. As abelhas-rainhas põem 3 mil ovos num único dia.
Veja as fases pela qual uma operária passa no decorrer de sua vida.
IDADE |
FUNÇÕES |
1 a 3 dias | Faxineiras: fazem a limpeza e reforma, polindo os alvéolos. |
3 a 7 dias | Nutrizes: alimentam com mel e pólen as larvas com mais de 3 dias. |
7 a 14 dias | Alimentam as larvas com idade inferior a 3 dias com geléia real. Também neste período, algumas cuidam da rainha. São Chamadas de amas. |
12 a 18 dias | Fazem limpeza do lixo da colméia. |
14 a 20 dias | Engenheiras: segregam a cera e constroem os favos. |
18 a 20 dias | Guardas: defendem a colméia contra inimigos e contra o apicultor desprevinido. |
21 dias em diante | Operárias ou campeiras trazem néctar, pólen, água e própolis, até a morte. |
Partes do corpo de uma abelha:
A aula terminou com muito mel.
Que delícia!!!
Foi ou não uma aula doce, hein?