Fizemos uma reunião com nossos pais do segundo ano.
Nesta reunião firmamos a parceria escola e família.
Para demonstrarmos a importância desta parceria fizemos a seguinte dinâmica:
Material utilizado: balas com embalagens que abram dos dois lados
Entregamos uma bala para cada mãe ou responsável e pedimos para que abrissem apenas com uma mão.
Todos conseguiram, mas só depois de um bom tempo e esforço.
Fizemos o comparativo da dinâmica com a vida escolar: a bala é a criança, a mão que elas usaram para abrir é a professora, e a outra, a família.
Se a professora fizer o trabalho todo sozinha, irá conseguir, mas demorará mais e será muito mais difícil, mas, se tiver “a outra mão” (a família), ficará mais fácil e eficiente.
Foi uma reunião bem proveitosa e agradável, onde além de assinar o boletim os pais puderam ver as avaliações e tirar dúvidas sobre o método utilizado em nosso colégio.
Cada mãe recebeu um recadinho com um chocolate bis.
Algumas dicas importantes:
Como pai (ou mãe), você é a pessoa que mais influencia na educação de seus filhos. Um dos seus (muitos) papeis é ajudá-los a aprenderem e a gostarem de ler.
Aqui estão algumas sugestões sobre como você pode ajudar a tornar a leitura uma experiência positiva, desde cedo.
2. Faça da leitura um prazer- A leitura precisa ser algo prazeroso. Sente com seu filho.
3. Seja positivo- Se a criança diz algo quase certo no início de uma frase, tudo bem. Não diga “Não, está errado”, mas sim “Vamos ler isso aqui juntos” e dê ênfase às palavras quando pronunciá-las. Aumente a confiança da criança com dizeres positivos a cada pequena melhoria que ela conseguir. “– Muito bom! Você aprende rápido!” “– Certo! Você é muito inteligente” etc.
4. Sucesso é a chave- Pais ansiosos para que seus filhos progridam podem, erroneamente, dar livros muito difíceis. Isso pode causar o efeito oposto ao que eles estão esperando. Lembre-se “Nada faz tanto sucesso quanto o sucesso”. Até que seu filho tenha adquirido mais confiança, é melhor continuar com livros fáceis. Pressioná-lo com um livro com muitas palavras desconhecidas não vai ajudar, muito pelo contrário. Não haverá fluxo, o texto não vai ser entendido e provavelmente a criança vai se tornar relutante com a leitura. Então dê prioridade a livros de acordo com a faixa etária de seu filho.5. Visite a Biblioteca- Encorage seu filho a retirar livros na biblioteca pública. Leve-o até lá e mostre, com calma, tudo que ele precisa.
6. Pratique regularmente- Tente ler com seu filho todos os dias da semana. Pouco, mas frequentemente é a melhor estratégia.
7. Fale sobre os livros - Ser um bom leitor é muito mais do que simplesmente ler palavras corretamente. O mais importante é entender e refletir sobre o que está lendo. Sempre fale com seu filho sobre o livro, sobre as figuras, sobre as personagens, como ele acha que vai ser o final da história, sua parte favorita etc. Assim você vai ver como está o entendimento dele e poderá ajudá-lo a desenvolver uma boa interpretação.
Um bom exercício para a interpretação também é deixar a criança ler os enunciados da tarefa de casa e pedir para que explique o que tem que ser feito.
8. Varie sempre- Lembre que as crianças precisam experimentar vários materiais de leitura. Por exemplo, livros só de figuras, quadrinhos, revistas, poemas e até os jornais (mostre a ele a parte com palavras cruzadas e, claro, as tirinhas e charges).9. Compre um Dicionário Infantil- Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então começe a desenvolver o hábito de brincando com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isto significa?"
10. Faça com que Materiais de Escrever, tais como lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, etc, estejam sempre disponíveis e a vista de todos.
11. Leia você mesmo. O que você faz serve de exemplo para o seu filho.
Um abraço!
Profes.