Olá pessoal, bem-vindos !

Minha foto
Psicopedagoga e Bióloga

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Minhocário


Na aula de Ciências, vamos estudar as minhocas!

Começamos a aula com as seguintes questões:

Vocês já viram uma minhoca?
Já pegaram uma minhoca?
Onde elas vivem?
Para que são utilizadas?
Elas têm olhos e ouvidos?
Têm nariz?
O que elas comem? 


Vamos descobrir...
As minhocas se alimentam de material orgânico, ou seja, animais mortos e diversos tipos de vegetação (plantas e folhas). Durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgânico e eliminando a terra, pelo ânus.
O corpo das minhocas é formado por anéis e que numa extremidade fica a boca, sem dentes, e na outra o ânus.
A respiração das minhocas ocorre pela pele.
As minhocas não possuem sistema auditivo nem mesmo visual.
Vivem enterradas, construindo galerias e canais, arejando a terra.
 Elas são hermafroditas, ou seja possuem os dois sexos.
 Porém, uma minhoca não é capaz de se reproduzir sozinha, necessitando sempre de uma outra para acasalar.
As minhocas são capazes de regenerar, caso seja cortada, porém somente a cauda, não a cabeça, ou seja, se uma minhoca tiver sido dividida em duas partes, apenas a parte que contém a cabeça regenera uma nova cauda.
Ela tem normalmente 5 pares de coração.


Vamos observar tudo isso de perto...

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO






Agora vamos para o laboratório....

Outras atividades  que realizamos com as minhocas

Experiências...

1)      Observamos algumas minhocas e localizamos o seu clitelo (um anel mais claro, que é responsável pela formação do casulo que envolve os ovos).


2)      Colocamos umas minhoca sobre uma bandeja de isopor e elas conseguiram se deslocar nessa superfície graças as cerdas (minúsculos pelinhos que grudam) que possuem em cada anel e aos movimentos musculares que realizam. 


3)      Acendemos uma lâmpada próximo  a uma minhoca. Como será que ela reagiu, já que não tem olho para perceber a luz?
Ela tentou sair rapidinho da luz, pois como respira pela pele, esta tem que estar sempre úmida para realizar as trocas gasosas da respiração. A luz faz com que essa umidade evapore, matando a minhoca. Graças as células fotoreceptoras ela pode perceber a luz.


4) Colocamos um pouco de acetona em um algodão e aproximamos da minhoca, sem tocá-la. Ela pulou muito, indo para outras direções. Mas se ela não tem nariz, como sentiu o cheiro?
Ela possui um sistema nervoso, que apresentam  elementos sensoriais como células sensitivas(que percebem odores fortes, barulhos, etc) e células fotoreceptoras (que percebem a luz).


Confiram:

Algodão com acetona próximo a minhoca.

Observando a locomoção...

Como a minhoca reage a luz... 


Observando o clitelo e os aneis.

Fique por dentro!

Assista aos vídeos e fique sabendo sobre a importância da minhoca para o meio ambiente.



Para descontrair







Um minhocário é um modelo que representa um ambiente em que vivem as minhocas. Para construir um e observar a atividade desses anelídeos, usamos:

ü Um vidro de conserva grande e de boca larga.
ü Terra de jardim ( terra escura)
ü Pó de giz
ü Algumas minhocas
ü Uma cartolina preta

Montagem...

ü No fundo do vidro, colocamos uma grossa camada de terra escura.
ü Alternamos com uma camada de pó de giz
ü  Repetimos as camadas até encher o vidro.
ü Regamos a mistura, mas não muito, para não encharcar, deixamos  úmido.
ü Sobre a camada superior, soltamos as minhocas.
ü Envolvemos o vidro com cartolina preta.
ü Colocamos num lugar que não batia Sol.
ü Aguardamos uma semana.

Confiram:



Os alunos estão raspando o giz de várias cores.







Montando as camadas...

Colocando as minhocas...


Observe como as camadas estão definidas...


Observação

a) Passado o prazo, retiramos a cartolina e observamos as laterais do minhocário e percebemos que as camadas  já não estavam mais tão certinhas.
b) Precisamos envolver o minhocário com Cartolina preta, pois as minhocas são sensíveis a luz.
d)  O minhocário não deve ser colocado em local que bata sol,pois a água do corpo das minhocas poderá evaporar-se, matando-as.
e)      Não podemos encharcar o minhocário de água, pois o ar vai ser substituido pela água e  como sua respiração é cutânea, elas terão que subir a superfície em busca do oxigênio.

Observe como as camadas estão  se misturando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário