Começamos a aula com as seguintes questões:
Vocês já viram uma minhoca?
Já pegaram uma minhoca?
Onde elas vivem?
Para que são utilizadas?
Elas têm olhos e ouvidos?
Têm nariz?
O que elas comem?
Vamos descobrir...
O corpo das minhocas é formado por anéis e que numa extremidade fica a boca, sem dentes, e na outra o ânus.
A respiração das minhocas ocorre pela pele.
As minhocas não possuem sistema auditivo nem mesmo visual.
Vivem enterradas, construindo galerias e canais, arejando a terra.
Elas são hermafroditas, ou seja possuem os dois sexos.
Porém, uma minhoca não é capaz de se reproduzir sozinha, necessitando sempre de uma outra para acasalar.
As minhocas são capazes de regenerar, caso seja cortada, porém somente a cauda, não a cabeça, ou seja, se uma minhoca tiver sido dividida em duas partes, apenas a parte que contém a cabeça regenera uma nova cauda.
Ela tem normalmente 5 pares de coração.
Vamos observar tudo isso de perto...
CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO
Agora vamos para o laboratório....
Outras atividades que realizamos com as minhocas
Experiências...
1) Observamos algumas minhocas e localizamos o seu clitelo (um anel mais claro, que é responsável pela formação do casulo que envolve os ovos).
2) Colocamos umas minhoca sobre uma bandeja de isopor e elas conseguiram se deslocar nessa superfície graças as cerdas (minúsculos pelinhos que grudam) que possuem em cada anel e aos movimentos musculares que realizam.
3) Acendemos uma lâmpada próximo a uma minhoca. Como será que ela reagiu, já que não tem olho para perceber a luz?
Ela tentou sair rapidinho da luz, pois como respira pela pele, esta tem que estar sempre úmida para realizar as trocas gasosas da respiração. A luz faz com que essa umidade evapore, matando a minhoca. Graças as células fotoreceptoras ela pode perceber a luz.
4) Colocamos um pouco de acetona em um algodão e aproximamos da minhoca, sem tocá-la. Ela pulou muito, indo para outras direções. Mas se ela não tem nariz, como sentiu o cheiro?
Ela possui um sistema nervoso, que apresentam elementos sensoriais como células sensitivas(que percebem odores fortes, barulhos, etc) e células fotoreceptoras (que percebem a luz).
Confiram:
Algodão com acetona próximo a minhoca.
Observando a locomoção...
Como a minhoca reage a luz...
Observando o clitelo e os aneis.
Fique por dentro!
http://www.youtube.com/watch?v=RGzI_yDWsgg
http://www.youtube.com/watch?v=cL4F3S4829U&feature=related
Para descontrair
Um minhocário é um modelo que representa um ambiente em que vivem as minhocas. Para construir um e observar a atividade desses anelídeos, usamos:
ü Um vidro de conserva grande e de boca larga.
ü Terra de jardim ( terra escura)
ü Pó de giz
ü Algumas minhocas
ü Uma cartolina preta
Montagem...
ü No fundo do vidro, colocamos uma grossa camada de terra escura.
ü Alternamos com uma camada de pó de giz
ü Repetimos as camadas até encher o vidro.
ü Regamos a mistura, mas não muito, para não encharcar, deixamos úmido.
ü Sobre a camada superior, soltamos as minhocas.
ü Envolvemos o vidro com cartolina preta.
ü Colocamos num lugar que não batia Sol.
ü Aguardamos uma semana.
Confiram:
Os alunos estão raspando o giz de várias cores.
Montando as camadas...
Colocando as minhocas...
Observe como as camadas estão definidas...
Observação
a) Passado o prazo, retiramos a cartolina e observamos as laterais do minhocário e percebemos que as camadas já não estavam mais tão certinhas.
b) Precisamos envolver o minhocário com Cartolina preta, pois as minhocas são sensíveis a luz.
d) O minhocário não deve ser colocado em local que bata sol,pois a água do corpo das minhocas poderá evaporar-se, matando-as.
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