Você sabia que para que tudo ocorra bem em seus passeios à praia , você deve ter alguns cuidados?
Existem alguns animais marinhos que, quando pisados ou tocados, podem causar acidentes!
Na aula de laboratório desta semana estudamos alguns deles.
Confira:
Fique por dentro!
Vamos saber mais...
Blue Ring Octopus- O Polvo de anéis azuis, habita tocas na Grande Barreira de Corais. Não são agressivos e fogem da pessoa, mas se forem agarrados, liberam o veneno contido nos ferrões que pode levar ao óbito. Como o nome diz, o corpo da criatura é cheio de anéis azuis fluorescentes. O animal é lindo, porém uma mordidinha do distinto, pode te levar para juntinho de Deus em poucos minutos. A vítima deve ser tratada como se picada por cobra.
Stone Fish- Em qualquer parte da Austrália, se for andar sobre corais ou locais com pedras no fundo, use sapatos para se proteger do Peixe Pedra, cujo ferrão também contém veneno. Se fisgado, corte a linha. Na verdade, o Stone Fish é um primo sem plumas do Scorpion Fish, e em caso de acidentes com ambos, o hospital será seu destino, sem a necessidade de sirene na ambulância. (Seu grito será ouvido por quilômetros de distância).
Scorpion Fish- Outro bicho bonito muito cobiçado para aquários de água salgada também conhecido como Lion Fish. Espinhas longas no dorso do bruto contém uma toxina muito potente que apesar de não ser letal na maioria dos casos, proporciona uma dor contínua que poderá lhe causar desidratação de tanto chorar. O perigo está em pisar nele, ou na hora de tirá-lo do anzol quando fisgado. O melhor é cortar a linha ao invés de se expor ao risco, e usar sapatos ao andar sobre corais. Os ferrões são exatamente como agulhas de injeção, até mesmo com a ponta chanfrada em 45 graus. Se você for espetado(a), coloque água das mais quentes que puder suportar no local, e tome o caminho do hospital.
Box Jellyfish- Um dos mais mortais animais na face da Terra, tambem chamada de "Sea Wasp". Essa água-viva, com corpo meio quadrado, possui uma toxina presente nos tentáculos que chegam à muitos metros de comprimento, tão forte, que os poucos sobreviventes de um encontro com uma Box Jellyfish, descrevem a dor, mais como um choque elétrico constante, do que uma queimadura. Após o contato, a pessoa provavelmente sairá do mar gritando e irá desmaiar na areia com marcas no corpo como se fossem chicotadas. Dependendo da extensão da área afetada, parada Cárdio-Respiratória, ocorre em menos de 3 minutos, sendo necessária a aplicação de respiração boca-a-boca e compressão toráxica. Aconselha-se não abandonar a vítima para buscar socorro, e sim conseguir de alguma forma, que outros o façam. A Box Jellyfish é responsável na Austrália por mais mortes que Tubarões, Crocodilos e Cobras. Existem antídotos, porém não são 100% eficaz. A aplicação de vinagre na área atingida diminui os efeitos da toxina, e reduz um pouco a dor, mas atenção médica é absolutamente indispensável.
Irukandji- Uma outra água-viva, só que ao invés de vários metros de comprimento, essa é menor que a unha do dedo mínimo, com cerca de 1 centímetro somente. Dificilmente é percebida a olho nu. Ela é considerada o menor animal vivo, capaz de matar um homem adulto. Habita a mesma região que a Box jellyfish, mas diferentemente de sua parceira, os sintomas podem ser lentos e demorar até 24 horas para aparecer. Muitas vezes, são confundidos com outras disfunções orgânicas, como dor nas costas, cãibras, falta de ar, e ataque cardíaco, mas que levam ao óbito se a internação hospitalar não ocorrer imediatamente. Muito pouco sabe-se sobre a Irukandji, pois somente de poucos anos para cá, é que foram associar mortes que aparentemente pareciam de causas naturais, com as toxinas de uma água-viva. No presente, uma Universidade de Cairns, vem efetuando pesquisas sobre esse animal.
Dicas
- Encontrou uma água-viva? Em caso de queimaduras banhe o local imediatamente com vinagre ou água do mar. Esses líquidos paralisam a ação das queimaduras. NUNCA USE ÁGUA DOCE!
- Se tiver contato com peixes venenosos deixe a área machucada mergulhada em água quente por 30 a 90 minutos. O veneno dos peixes perde o efeito com a água quente, aliviando a dor.
- Ouriço-do-mar: Se você pisar nele, não tente retirar os espinhos! Fique em repouso, enquanto o levam ao pronto-socorro. Se o espinho quebrar dentro do seu pé, pode infeccionar e doer ainda mais.
Vamos pintar um polvo?
É só imprimir.
BEIJOS